Truta, saber mais...

Truta

Nome cientifico: Salmo trutta
Nome vulgar: Truta de rio, truta-fário, truta marisca (forma migrante)

Espécie indígena da Europa, em Portugal encontra-se nos rios do Norte e Centro, e mais a Sul, no troço superior do rio Zêzere e no rio Sever.

Esta espécie possui uma forma migratória anádroma- a truta marisca, que cresce no mar e se reproduz nos rios, ocorrendo nas bacias hidrográficas do Minho, Cávado, Âncora e Lima.

Peixe com dimensões que variam consoante o local onde vive, normalmente atinge de vinte a quarenta cm podendo chegar aos oitenta e cinco cm no caso da truta migratória (truta marisca).
O corpo é muito estreito e comprimido, cabeça pequena e boca súpera; barbatana dorsal levemente recuada; olhos relativamente grandes, escamas muito pequenas e finas; linha lateral incompleta.

Coloração muito variável com a idade e o habitat.
Geralmente dorso castanho e cinzento esverdeado, flancos esverdeados e amarelos e ventre esbranquiçado ou amarelado, corpo salpicado de manchas verdes e vermelhas.

Peixe territorial, vive em águas correntes bem oxigenadas, límpidas e frescas, é uma espécie muito sensível á poluição e á elevação da temperatura.

Sem comentários:

Enviar um comentário